Não é novidade para teólogos, arqueólogos e historiadores, assim como para especialistas de outras áreas, que a Bíblia é mais do que um livro sagrado para os cristãos, sendo também uma obra de valor científico e cultural inestimável, algo que agora foi reconhecido, também, pelo governo do Rio Grande do Norte (RN).
O reconhecimento veio através da aprovação e sancionamento da Lei Ordinária Nº 11.935, de 8 de outubro de 2024, que regulamenta o uso da leitura da Bíblia como recurso pedagógico e educacional no âmbito do estado nordestino.
A partir de agora, professores da rede pública estadual poderão utilizar o livro sagrado para os cristãos como uma ferramenta, também, pedagógica. Isso, porque, além dos textos religiosos, por exemplo, sobre a pessoa de Jesus Cristo, sua vida, morte e ressurreição, as Escrituras também trazem informações geográficas, arqueológicas e, portanto, historicamente científicas.
Composta de três artigos, a Lei diz em seu item 1° que “fica estabelecido que a leitura de trechos bíblicos poderá ocorrer nas escolas como recurso didático e paradidático para a disseminação cultural, histórica, geográfica e arqueológica de seu conteúdo, no âmbito do Estado do Rio Grande Norte.”
Já o Art. 2° estabelece a garantia do respeito ao princípio constitucional da laicidade, o que significa que a utilização da Bíblia para fins religiosos não poderá ser imposta aos alunos, salvo por livre escolha.
“Será sempre garantida a liberdade de opção religiosa e filosófica, sendo vedada a obrigatoriedade de participação em qualquer atividade, em respeito à Constituição Federal”, diz o dispositivo da Lei sancionada pela governadora Fátima Bezerra (PT-RN).
Bíblias
A inclusão da Bíblia como ferramenta pedagógica nas escolas do RN é mais um marco de reconhecimento sobre a importância do livro mais distribuído e lido do planeta.
Só no Brasil, por exemplo, a Sociedade Bíblica Brasileira está prestes a alcançar o marco de 200 milhões de Bíblias e Novos Testamentos impressos, algo que será comemorado em um Culto de Ação de Graças no dia 7 de novembro, às 19h, no Centro de Eventos Barueri, ao lado do Museu da Bíblia, em Barueri (SP).
Fonte: Site Gospel Mais